Devido a localização na Serra da Mantiqueira, Pedreira e as demais cidades da rota que se dirige à divisa com o Sul de Minas, foram arduamente castigadas pelas forças legalistas representadas pelo contigente que se estabelecia nas cidades mineiras na divisa do Estado.
Em algumas fazendas e morros que circundam Pedreira, é possível ver em alguns lugares, valas de aproximadamente uns 10 metros de comprimento e que na época da Revolução se constituíram em trincheiras para os nossos soldados.
No Morro do Cristo existem algumas valas, que se tornaram lembranças do trabalho desenvolvido por nossos soldados em nossa região.
Houve um fato curioso na Fazenda Areia Branca, diversos soldados estavam escondidos na mesma e o seu proprietário na época, os denunciou, a fim de não criar atritos com as tropas legalistas que mantinham vigilância na região. Após a Revolução, era comum encontrar revolucionários escondidos nas fazendas de Pedreira, e se escondiam para não serem fustigados pelos soldados getulistas.
Fonte: A Epopéia Paulista. 1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário