sábado, 9 de julho de 2016

Por São Paulo, pelo Brasil!

Por um Brasil melhor, São Paulo se revoltou contra a Pátria.

A vitória veio com a promulgação de uma nova Constituição em 16 de julho de 1934.




Salve 9 de julho!!!
 Revolução Constitucionalista de 1932
84 anos 

Exposição sobre 9 de julho é destaque no SRTV Notícias



O SRTV Notícias, programa jornalístico da emissora de televisão sediada em Pedreira (SRTV), apresentado pelo jornalista Sidenei Defendi, exibiu nos dias 6 e 7 de julho, com reportagem da jornalista Juliana Lazarini e imagens do cinegrafista José Ricardo Lazarini a Exposição "Revolução de 1932: um grito de revolta contra a Pátria" em cartaz no Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira até domingo, 10 de julho e que homenageia os 84 anos da Revolução Constitucionalista comemorado em 9 de julho, feriado estadual.
Com texto documental que destaca a participação efetiva de Pedreira durante o movimento em 1932, a reportagem comandada por Juliana exaltou a participação dos soldados pedreirenses Edu Rossi, Arnaldo Rossi e Guilherme Filipini Junior nas trincheiras localizadas no Morro do Cristo em Pedreira que na época foi o local onde os soldados implantaram suas trincheiras.
Durante a entrevista, o Gestor, Curador e Supervisor Técnico do Museu, Adílson Spagiari destacou sobre as fotografias em cartaz, além dos objetos, tais como as bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo que pertencem ao acervo museológico e são as que ficaram hasteadas durante o movimento na Prefeitura Municipal de Pedreira.
A exposição pode ser conferida até domingo, dia 10 de julho, na Praça Cel. João Pedro, 102 no Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira.

sábado, 2 de julho de 2016

Exposição "Revolução de 1932: um grito de revolta contra a Pátria"



Em homenagem aos 84 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, o Museu Histórico e da Porcelana realiza de 1 a 10 de julho de 2016, com a curadoria de Adílson Spagiari, Gestor, Curador e Supervisor Técnico, a Exposição "Revolução de 1932: um grito de revolta contra a Pátria".
Na exposição, os visitantes terão a oportunidade de conferir diversas fotografias sobre o movimento que tinha a proposta de derrubar o governo provisório imposto por Getúlio Vargas, a partir do golpe de 1930 e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil, além de fotos e documentos, em especial dos combatentes pedreirenses Edu Rossi e Arnaldo Rossi, cedidos especialmente pela família para a exposição.
O confronto começou em 9 de julho e foi até 4 de outubro e atingiu todo o Estado de São Paulo, e Pedreira devido a sua localização na Serra da Mantiqueira, foi um dos últimos locais onde os soldados se estabeleceram  e montaram as suas trincheiras. No complexo do Morro do Cristo, ainda existem algumas valas, que na época da revolução serviram de trincheiras e foram construídas pelos soldados, entre eles, Arnaldo Rossi, Edu Rossi e Guilherme Filipini Junior, sendo que no local há um monumento em homenagem aos combatentes de Pedreira.
A exposição poderá ser conferida de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na Praça Cel. João Pedro, 102.